Isolantes acústicos

Sabia que a lã de vidro pode ser mais eficiente que a lã de rocha!?

lã de vidro ou lã de rocha

Lã de vidro ou lã de rocha? Na hora de especificar um miolo acústico todos acreditam que quanto mais denso melhor, não é mesmo!? Os produtos são muito similares, mas se diferem quanto à matéria-prima utilizada em sua composição. A lã de vidro é produzida a partir de areia, já a lã de rocha da rocha. Em suma, a escolha entre um ou outro dependerá da apenas das exigências específicas de cada projeto.

A lã de vidro ou lã de rocha têm como principal característica a propriedade de isolamento termo-acústico e são utilizados no miolo de paredes de gesso acartonado drywall, forros absorventes acústicos e entre telhas metálicas no sistema sanduíche, entre outras aplicações. Para se atingir o potencial máximo destes produtos, atingindo o desempenho desejado, é necessário que o especificador leve em conta a espessura do sistema. A lã de vidro ou lã de rocha tem densidades diferentes a lã de rocha é produzida com densidades que variam de 32 kg/m³ a 160 kg/m³ e a lã de vidro, de 10 kg/m³ a 100 kg/m³. Mas isso não significa que a lã de vidro é inferior pelo contrário… Os produtos são concorrentes a lã de vidro tem a vantagem em relação a térmica, degradação ao longo do tempo menor/nenhuma, material 100% reciclado.

Lã de vidro ou lã de rocha?

Abaixo esta uma breve explicação sobre ambos os produtos.

 

Lã de Rocha

lã de rocha é fabricada a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais através do processo de spinning, ou seja, são aquecidas a 1500ºC e transformadas em filamentos que, aglomerados com soluções de resinas orgânicas. Devido a sua estrutura fibrosa, possui elevados índices de absorção acústica.

lã de vidro ou lã de rocha

A principal característica deste produto é a sua resistência à ação do fogo, resistindo a temperaturas superiores a 200°C. Podendo ser destinada à proteção passiva contra incêndio em estruturas metálicas, selagem corta-fogo de shafts, selagem da pele de vidro (fire stop) e em dutos de pressurização de escada.

Confira outras Vantagens:

  • Fácil de manusear.
  • Não favorece a proliferação de fungos ou bactérias.
  • Quimicamente neutra.
  • Boa resiliência, portanto, recupera sua espessura original depois de comprimida.
  • Classificada no Grupo 3 (Material não Cancerígeno).

Lã de Vidro

lã de vidro ou lã de rocha

É um dos produtos mais tradicionais utilizados como isolante térmico no mundo, proporcionando conforto termo-acústico em edificações comerciais e residenciais.Fabricada em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas, desenvolvidas especificamente para melhor o desempenho deste material.

É incombustível suportando temperaturas até 450ºC (produtos resinados) e 550ºC (produtos isentos de resinas), entretanto, em alguns casos é necessária associação com outros materiais em situações que exijam uma proteção maior.

Confira outras vantagens:

  • Fabricado com material quase 100% reciclado, não agredindo meio-ambiente.
  • Seu desempenho não é comprometido com o passar do tempo.
  • Não oferece riscos a saúde.
  • Possibilita o uso racional de energia nas edificações uma vez que proporciona um ótimo conforto térmico, consequentemente diminuindo uso de aparelhos como ar-condicionado e aquecedores.
  • Fácil de manusear.
  • Não favorece a proliferação de fungos ou bactérias.
  • Classificada no Grupo 3 (Material não Cancerígeno).

Ficou alguma duvida? Nos comunique responderemos em breve!

Quer saber onde comprar ambos os produtos com preço ímpar? Então click aqui e conheça um de nossos parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *